IMMEF Concept
IMMEF no Facebook
HOME O IMMEF EXAMES CORPO CLÍNICO   TECNOLOGIA SUA GESTAÇÃO CONVÊNIOS FALE CONOSCO

EXAMES

Exame para Mapeamento de Endometriose

(ultrassom transvaginal com protocolo para pesquisa e mapeamento de endometriose profunda)

Este exame tem por finalidade a identificação de sinais sugestivos de lesões de endometriose , apresentando maior sensibilidade para identificações de lesões na forma ovariana e profunda. Consiste de um preparo intestinal prévio ao exame, possibilitando assim umamelhor identificação dos órgãos pélvicos e das estruturas adjacentes.

Inicialmente procede-se a um rastreamento da parede abdominal, seguido de uma avaliação transvaginal detalhada, finalizando-se com a introdução de pequena quantidade de gel no canal vaginal para avaliação da região ao redor do colo uterino.

Algumas informações importantes sobre a endometriose:

A endometriose caracteriza- se pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina e do miométrio (musculatura uterina). Acomete cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, chegando a 30% em mulheres com infertilidade. As localizações mais frequentes da endometriose são os ovários, a membrana que reveste os órgãos pélvicos (o peritôneo), os ligamentos uterinos e menos frequentemente a bexiga, a vagina e o trato intestinal. Pode-se classificar a endometriose em:

A endometriose superficial está associada a pequenas lesões (implantes) puntiformes ou menores que 10mm, com profundidade inferior a 5mm, com diagnótico ultrassonográfico limitado, sendo a laparoscopia o método diagnóstico de escolha. A endometriose ovariana pode ser identificada ao ultrassom através da observação de sinais de processo inflamatório e /ou por identificação de cistos chamados de endometriomas. A endometriose profunda acomete cerca de 7% das mulheres com endometriose e tem por definição a presença de lesões endometrióticas com profundidade superior a 5mm, envolvendo os ligamentos uterinos ou as paredes dos órgãos adjacentes (vagina, bexiga, parede intestinal).

Os achados ultrassonográficos caracterizam-se por nódulos, massas, ou espessamentos teciduais, muitas vezes associados à presença concomitante de outras formas de endometriose (sobretudo a ovariana) e adenomiose.

Atualmente propõe-se a realização de ultrassom transvaginal com protocolo para pesquisa e mapeamento de endometriose profunda , visando aumentar a sensibilidade e acurácia do ultrassom na identificação das lesões de endometriose.

A qualidade dos equipamentos associada a um preparo intestinal prévio ao exame permite o diagnóstico ultrassonográfico de lesões de endometriose profunda com sensibilidade semelhante à da ressonância magnética nuclear .

A realização do exame para mapeamento de endometriose previamente à realização do procedimento cirúrgico fornece ao médico informações importantes para um melhor planejamento terapêutico.

- Acesse aqui a sugestão de preparo e também da solicitação do exame -

Voltar
Av. Republica Argentina, 210 - 6º andar | Batel | Curitiba
41 3039 1818
  O IMMEF EXAMES SUA GESTAÇÃO CONVÊNIOS E PARCERIAS FALE CONOSCO
  História e expertise
Missão, visão e valores
Estrutura física
Tecnologia
Corpo clínico
Responsabilidade social
Notícias & E-News
Por etapa de gestação
1º trimestre
2º trimestre
3º trimestre

Por tipo de exame
Lista de exames

Dicas
Semana a semana
Curiosidades
Seu bebê já nasceu?
Galeria de bebês

Convênios
Parcerias

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS
Contate-nos
Localização
Pesquisa de satisfação
Trabalhe conosco
Facebook
Twitter
Webmail
Copyright © 2013 - IMMEF - Todos os direito reservados hidea.com