EXAMES

Controle de Ovulação

OUTROS NOMES

Ultrassom seriada
Ultrassonografia seriada

CATEGORIA

Exames Ultrassom Ginecológico

Exame que utiliza o ultrassom transvaginal ou pélvico para acompanhar o processo de ovulação no corpo da mulher, a fim de determinar o melhor período para a fertilização.

CÓDIGOS

40901319

EXPLICAÇÃO

Ao contrário dos homens, as mulheres já nascem com uma grande quantidade de óvulos, todos eles, independentemente se serão fertilizados ou expelidos pelo corpo. O ciclo ovariano faz com que os folículos (cápsula do óvulo) amadureçam até que um deles, o dominante, esteja pronto para se romper e liberar o óvulo para a trompa, onde pode ocorrer a fertilização. O que restou do folículo rompido vira corpo lúteo e começa a produzir progesterona. Caso a mulher esteja grávida, tal hormônio ajuda a fixar o embrião (óvulo fecundado) na parede do útero.

OBJETIVOS

O Controle de Ovulação é realizado para observar o todo o processo de ovulação, oferecendo informações para a mulher sobre a melhor época para manter relações sexuais e engravidar. É indicado para casais que fazem tratamento de fertilidade ou para aqueles que querem aumentar as chances de sucesso na etapa de fertilização.

Controle de Ovulação

PERÍODO PARA REALIZAÇÃO

Durante o período de ovulação, que ocorre após o término da menstruação.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA ESTE EXAME

A bexiga da paciente deve estar vazia.

RECEBA ESTAS INFORMAÇÕES EM SEU E-MAIL: