EXAMES

Ecocardiografia Fetal

CATEGORIA

Exames Complementares - Obstetrícia
24-28 semanas

Ultrassonografia realizada com o objetivo exclusivo de analisar minuciosamente o coração do feto, incluindo anatomia, circulação, função e hemodinâmica. As indicações para a realização da Ecocardiografia Fetal podem ser subdivididas em “maternas”, “fetais” e “familiares”. 

CÓDIGOS

40901084

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

As indicações para a realização da Ecocardiografia Fetal podem ser subdivididas:

  • Maternas: mãe com cardiopatia congênita; portadora de Diabetes Mellitus, colagenoses; uso de drogas teratogênicas (lítio, anfetaminas, álcool); uso de antiinflamatórios e vasoconstrictores nasais; infecção viral (rubéola, citomegalovírus); fertilização in vitro.
  • Fetais: suspeita de malformação cardíaca no exame obstétrico de rotina; outras malformações congênitas; cromossomopatias; translucência nucal aumentada no primeiro trimestre; hidropisia; presença de arritmias; gestação múltipla, restrição de crescimento intra-útero
  • Familiares: pai ou irmãos com cardiopatia congênita; história familiar de síndromes mendelianas (Noonan, Marfan, esclerose tuberosa, DiGeorge).
Ecocardiografia Fetal

A cardiopatia congênita está presente em 0,8% dos bebês, sendo responsável por 50% dos óbitos nos períodos neonatal e primeira infância. A cardiopatia é a malformação congênita mais freqüente no feto.

É elevada a prevalência de alterações cardíacas fetais em gestações de risco (com fatores para indicação do exame). No entanto, é preciso destacar que apenas 10% das cardiopatias congênitas afetam grávidas com fatores de risco, o que significa que 90% das anormalidades cardíacas acometem as gestações em geral, sem risco aumentado. Por isso, a única forma de detectar essas anomalias é por meio do estudo sistemático do coração fetal em todas as gestantes.

PERÍODO PARA REALIZAÇÃO

O exame pode ser realizado desde o início do segundo trimestre até o final da gestação.

O período ideal é entre 24 a 28 semanas.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA ESTE EXAME

Não é necessário preparo prévio.

RECEBA ESTAS INFORMAÇÕES EM SEU E-MAIL:

Veja Também