EXAMES

Transvaginal (Medição do Colo)

CATEGORIA

Exames Complementares - Obstetrícia
2º e 3º trimestre

Rastreamento do comprimento do colo uterino para prevenção do trabalho de parto prematuro e redução de doenças e mortes nas quatro primeiras semanas de vida do bebê. A medida do comprimento do colo do útero tem relação inversa com o risco de parto prematuro e é um indicador muito forte na avaliação clínica.

CÓDIGOS

40901300

EXPLICAÇÃO

O nascimento prematuro é a principal causa de doenças e mortes durante o período que antecede e sucede imediatamente o parto. Portanto, a prevenção da prematuridade deve ser prioridade no acompanhamento pré-natal.

OBJETIVOS

A medida do comprimento do colo do útero via transvaginal (através da vagina) tem relação inversa com o risco de parto prematuro e é um indicador muito forte na avaliação clínica. A gestação, então, pode ser prolongada pelo uso diário do hormônio progesterona via vaginal.

O ultrassom transvaginal para medição do colo do útero é o melhor método para identificar casos de alto risco (colo entre 10 e 20 mm), que podem se beneficiar do uso preventivo de progesterona para evitar o trabalho de parto prematuro.

O uso de progesterona via vaginal reduz em 45% a incidência de trabalho de parto prematuro na 33ª semana.

Transvaginal (Medição do Colo)

PERÍODO PARA REALIZAÇÃO

O exame é realizado entre o 2º e o 3º trimestre.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA ESTE EXAME

Não é necessário preparo prévio.

RECEBA ESTAS INFORMAÇÕES EM SEU E-MAIL:

Veja Também