BLOG

Outubro Rosa: O papel do IMMEF no auxílio à prevenção do Câncer de Mama

O Outubro Rosa é a campanha anual, ocorrida no respectivo mês, com o objetivo de conscientizar as brasileiras para a prevenção e a priorização do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Iniciado em 1990, ele é simbolizado pelo laço de fita rosa; durante o mês, diversos pontos turísticos são iluminados com tal cor.

Câncer de Mama

Tumor que se desenvolve nas mamas, o Câncer de Mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no resto do mundo, e é responsável por 25% de novos casos por ano. Na cidade de Curitiba, incluindo Região Metropolitana, a estimativa do ano de 2016 foi de, aproximadamente, 480 casos.

Os fatores de risco incluem os genéticos/hereditários, os ambientais e comportamentais e os associados à reprodução e aos hormônios. A prevenção é possível apenas em relação aos fatores modificáveis, ou seja, aqueles que podem ser influenciados pela pessoa. As atitudes recomendadas são: manter uma alimentação equilibrada, manter o peso adequado, praticar exercícios físicos com frequência, amamentar, evitar tabaco e bebidas alcoólicas, e não se expor a radiações ionizantes antes dos 35 anos.

O sintoma determinante é o aparecimento de nódulo (ou nódulos) duro e indolor, parecido com caroço, na mama. É possível que surja, também, nódulos nas axilas, secreções nos mamilos e lesões na pele dos seios.

Outubro Rosa: O papel do IMMEF no auxílio à prevenção do Câncer de Mama

A importância da Mamografia

O diagnóstico precoce é fundamental para que haja casos de sucesso na luta contra o Câncer de Mama. Quanto mais cedo o nódulo for descoberto, maiores são as chances (até 95%) de cura. O diagnóstico é realizado, principalmente, por meio da Mamografia, que pode ajudar na identificação da doença antes mesmo que os sintomas se apresentem.

Recomenda-se que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (sem que a pessoa tenha os sintomas) a cada dois anos.

O IMMEF na luta contra o Câncer de Mama

O IMMEF se solidariza com a campanha do Outubro Rosa e com a luta contra o Câncer de Mama ao destacar a importância da Mamografia feita com equipamentos de alta qualidade e precisão. Oferecemos o exame de Mamografia Digital com a tecnologia SensorySuite (Sala Humanizada), que promove uma experiência muito relaxante e confortável à paciente. Para saber mais sobre a Mamografia Digital do IMMEF, clique no botão a seguir!