BLOG

10 dicas básicas e essenciais para mamães de primeira viagem!

Ser mãe se torna uma verdadeira aventura para as mulheres que estão passando por isso pela primeira vez. Existem várias coisas que as novas mães só aprendem na prática.

Para te dar uma prévia sobre elas, vamos te passar 10 dicas para mamães de primeira viagem. 

Dicas mães de primeira viagem

Amamentação

A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação como fonte exclusiva de nutrição até os seis meses de vida e como complemento na alimentação até os dois anos. Mas, apesar de ser um alimento tão rico, muitas mãe sentem dificuldade na hora de amamentar. Às vezes por causa do formato do bico do seio, às vezes por causa de fissuras. Por isso, não tenha vergonha em pedir a ajuda de especialistas, como enfermeiras, médicos e doulas. E se mesmo depois de tentar de todas as formas, você ainda não conseguir amamentar seu bebê, não se culpe. Isso é normal e não a torna menos mãe.

Durma sempre que possível

Nos primeiros dois meses, o estômago do bebê ainda é pequeno. Por isso, você irá dar mama e trocar fraldas com frequência. Além disso, ainda precisa dar banho, colocar para dormir, receber visitas e cuidar de si mesma. São várias novas tarefas e os dias parecem cada vez mais curtos. Por isso, aproveite cada oportunidade que tiver para repousar e dormir. Lembre-se que você precisa estar descansada para cuidar do seu bebê da melhor forma possível.

Filtre os conselhos

É claro que seus familiares e amigos vão te ajudar muito, especialmente as mulheres que já passaram por essa experiência. Elas certamente darão dicas construtivas, mas nem sempre o que deu certo para elas, dará para você. Por isso, confie sempre no seu instinto e saiba filtrar o que é dito.

Não se compare

Uma das principais dicas para mamães de primeira viagem é evitar se comparar com outras mães. Não importa se o bebê de outra mulher parece ser mais calmo ou se ela voltou ao peso ideal mais rápido.Também não acompanhe nas redes sociais mães que parecem não ter problemas. Isso não irá te ajudar. Pelo contrário, te deixará ansiosa. Por isso, respeite seu tempo, lembre que você está dando o seu melhor e aproveite essa fase.

Uma sensação estranha pode aparecer…

Muitas mulheres tem medo do parto, ficam preocupadas com as contas, com o que está por vir, duvidam que serão boas mães e algumas podem ter o famoso “baby blues” ou a depressão pós-parto. É muito importante você relatar ao seu obstetra como esta se sentindo.

Sendo assim  não se culpe se estiver se sentindo um pouco estranha. Aos poucos, conforme o vínculo vai aumentando, suas preocupações diminuirão e aquele amor imenso chegará. Não é que as preocupações vão sumir, mas elas com certeza vão diminuir e se tornarão menos relevantes.

Ter medo é natural

Essa fase é cheia de novidades e, com tantas transformações, é normal ter dúvidas e inseguranças. No início, você pode ter medo de trocar o bebê, de dar banho, de ficar sozinha com ele, de não saber o que fazer quando ele chora. Mas tenha calma. Você vai pegar o jeito mais rápido do que imagina.

O puerpério é necessário e precisa ser respeitado

Nesse período, aproveite para conhecer seu bebê e se adaptar a rotina nova. Não se culpe por querer ficar em casa e se não quiser receber visitas, também seja honesta com as pessoas e marque para outro dia. Seja sincera principalmente com você mesma e dê preferência ao seu descanso.

Peça ajuda

Nesse período, as mulheres geralmente ficam sobrecarregadas. As mudanças são grandes e a pressão é ainda maior. Mas você não precisa ser a melhor mãe do mundo, a esposa perfeita e a amiga que nunca perde nenhum compromisso. Você também não precisa dar conta de tudo e deve pedir ajuda sempre que necessário.

Saia de casa

Assim que o pediatra liberar o bebê para passear, faça disso sua rotina. Evite ficar trancada em casa por muito tempo, pois isso pode fazer com que você se sinta sozinha. Procure sempre fazer passeios curtos, especialmente pela manhã, para que o pequeno receba uma dose diária de vitamina D. 

Você é mais forte do que pensa

A última das dicas para mamães de primeira viagem é provavelmente a mais importante. Ser mãe dá uma força impressionante para as mulheres e junto com a maternidade, você perceberá que é capaz de fazer de tudo pelo seu bebê e que consegue superar qualquer dificuldade por ele.