Como diminuir a ansiedade na gravidez?
Por mais que pareça uma tarefa quase impossível, algumas medidas simples ajudam a acalmar as gestantes e diminuem consideravelmente a ansiedade. Além dos benefícios diretos, algumas ações acabam contribuindo para uma melhora em toda a experiência da gravidez.
Para contribuir com uma vida melhor das gestantes e dos bebês, nós separamos algumas dicas do que você pode fazer para diminuir a ansiedade na gravidez. Elas são práticas e podem ser feitas sem contraindicação.
Então confira a seguir os segredos para ter uma gestação tranquila, segura e sem ansiedade.
1 – Leia sobre o assunto
Uma das maiores preocupações de uma grávida é sobre a saúde do bebê e se está correndo tudo bem com a pequena vida que está sendo gerada dentro da barriga. Não à toa, muitas mulheres acabam se preocupando com tudo, mesmo quando não há nada de errado acontecendo.
Isso deixa as futuras mamães ansiosas e pode acabar piorando o quadro.
A melhor forma de combater pequenas dúvidas sobre este período é estudando e lendo muito sobre o assunto. Não apenas a gravidez, mas a saúde da mulher é muito complexa e cheia de assuntos interessantes que todas deviam aprender.
Aqui mesmo no blog da IMMEF, nós temos vários artigos para você ficar por dentro de todos os assunto relacionados à saúde fetal e da mulher.
Você também pode baixar aplicativos específicos para gestantes, que ajudam bastante a cuidar de diversos aspectos da gravidez, incluindo a ansiedade.
2 – Fale sobre o assunto
Absorver conteúdo enriquecedor sempre é legal, principalmente para tirar as suas dúvidas sobre como diminuir a ansiedade na gravidez. Mas sabe o que é bacana também? Escrever sobre este tema.
Muitas mães costumam escrever em diários ou blogs sobre a gestação e os desafios da maternidade. Colocar pra fora tudo que você sente é um exercício que acalma e mostra que as coisas estão bem com você e o bebê.
Além de dividir todos os seus pensamentos, você pode criar novos laços e conhecer outras gestantes que estão passando pelo mesmo momento e trocar experiências, dicas e histórias
3 – Faça exercícios físicos
Praticar atividades físicas traz benefícios em qualquer época da vida, incluindo durante a gravidez. Além dos efeitos para o corpo, os exercícios também ajudam a aliviar a mente e combater a ansiedade.
Para saber qual a atividade mais indicada para você é importante consultar o seu médico. Ele poderá indicar quais exercícios mais apropriados e quando é possível fazer sem prejudicar a gestação. Essa é uma prática recomendada até mesmo para crianças, mas que vai funcionar muito bem para você também.
4 – Cuide da alimentação
Comer bem melhora a vida de qualquer pessoa, imagine quando estamos falando de uma gestante. A escolha de um cardápio adequado faz toda a diferença no seu dia a dia e também no desenvolvimento do bebê.
Além disso, muitos alimentos possuem um efeito natural de calmante e ajudam a diminuir a ansiedade na gravidez. Confira alguns itens naturais que você pode incluir na sua alimentação para ficar ainda melhor:
5 – Durma bem
O sono tem efeitos incríveis no ser humano, para o bem e para o mal. No caso da ansiedade na gravidez, uma boa rotina durante na hora de dormir irá fazer maravilhas no dia seguinte.
Noites de sono de pelo menos 8 horas seguidas ajudam a acalmar a ansiedade e tornam a vida da gestante mais tranquila. Se você tem algumas dificuldades nesse quesito, procure mudar um pouco o seu comportamento antes de dormir.
Para pegar no sono com mais facilidade, evite ficar até tarde assistindo televisão, mexendo no celular ou o computador. Se você gosta de ler antes de dormir, prefira livros e revistas, pois é a luz das telas que atrapalham na hora de capotar na cama.