Ultrassom de mama
Esse exame tem o objetivo de detectar lesões, cistos, nódulos e tumores nas mamas de mulheres mais jovens. É indicado para mulheres jovens, normalmente até os 35 anos.
O Ultrassom de Mamas e Axilas são complementares a Mamografia, para um rastreamento completo das mamas recomenda- se a realização da Mamografia + US de mamas + US de axilas.
Ultrassom de axilas
A Ultrassonografia da Região Axilar é complementar a ecografia de mamas e mamografia e este exame tem o objetivo de detectar lesões, cistos, nódulos ou leões nos tecidos glandulares.
Ultrassom Transvaginal
As indicações do exame de Ultrassonografia Transvaginal são para detectar doenças na região pélvica como: endometriose, pólipos endometriais (dentro da cavidade do útero), miomas, gravidez nas trompas ou fora da cavidade do útero, tumores de ovários etc.
Esse exame é indicado para fazer a partir dos 30 anos com periodicidade anual.
Ultrassonografia de abdômen total
Serve para avaliar e diagnosticar alterações no fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, bexiga, grandes vasos. A ultrassonografia é um exame não invasivo, que não utiliza nenhum meio de contraste ou radiação. Suas imagens são geradas por meio de ondas sonoras de alta frequência.
Ultrassom Tireoide
No ultrassom da tireoide médico observa o tamanho dessa glândula, seu formato e se ela possui algum nódulo na região .
Densitometria óssea
Um dos principais exame do check-up feminino é o de densitometria óssea. Geralmente, é a partir dos 50 anos que ele se torna obrigatório. Porém, pode ser feito mais cedo por mulheres que tenham histórico familiar. Ele deve ser refeito a cada dois anos para prevenir a osteoporose.
Colesterol e Triglicerídeos
A partir dos 40 anos, o exame de sangue deve ser feito uma vez por ano. Nesse caso, ele permite a prevenção de infartos, por exemplo.
Glicemia
Diferente do anterior, esse exame de sangue deve ser feito em jejum e permite a análise da taxa de açúcar no sangue. É a partir dele que o médico poderá verificar se a paciente possui diabetes. A partir dos 45 anos, ele se torna ainda mais importante para mulheres que tenham o histórico da doença na família, que sejam obesas, sedentárias ou que tenham taxas altas de colesterol e triglicérides, pois essas fazem parte do grupo de risco.
Papanicolau
É recomendado que ele seja feito regularmente a partir dos 18 anos, independentemente da vida sexual da mulher, como prevenção para o câncer cervical. Depois dos 30, inclusive, devido a uma maior frequência de doenças nos ovários e útero, o médico pode solicitar uma ultrassonografia transvaginal.
Eletrocardiograma, teste ergométrico e ecodopplercardiograma
Esses três exames estão entre os mais importantes para prevenir problemas no coração e devem ser feitos regularmente por quem possui mais de 50 anos. O eletrocardiograma verifica os batimentos cardíacos e sopros, por exemplo.
Já o teste ergométrico é o exame de esforço, que mede as alterações dos batimentos cardíacos durante uma atividade física. Essas mudanças podem estar diretamente relacionadas com problemas arteriais. E o último, o ecodopplercardiograma é o ultrassom do coração. Nele, o médico vê o tamanho do órgão, sua estrutura e analisa o fluxo sanguíneo. A partir dele, é possível prevenir problemas como hipertensão arterial e miocardiopatias, por exemplo.