BLOG

Dicas do que não pode faltar no enxoval do bebê

A chegada de um filho é sempre um momento muito especial para a família. Mas ela também vem acompanhada de muita preparação. Afinal, é preciso deixar tudo pronto para quando a criança chegar ao mundo. Pensando nisso, preparamos esse texto para te mostrar como fazer enxoval do bebê, com todos os itens essenciais que você precisa ter em casa.

Roupas

Na hora de comprar as roupas do bebê, é importante que a mãe seja consciente. É claro que você pode adquirir aquele conjunto que achou lindo, mas lembre-se que essas devem ser exceções à regra. Na hora da compra, priorize os tecidos macios e que são fáceis de abotoar. Com relação à quantidade, para os recém nascidos até 3,5 kg, você vai precisar de 8 bodies (4 de manga longa e 4 de manga curta), 6 culotes, 6 macacões de malha (3 compridos e 3 curtos), 2 macacões de plush compridos, 2 conjuntos longos, 6 pares de meia, 1 sapatinho de lã, 3 sapatos de malha, 1 tênis, 2 casacos, 2 pares de luva, 1 touca e 1 boné ou chapéu. Conforme o bebê vai crescendo, as quantidades não mudam muito. Porém, são acrescidos outros itens, como camisetas, calças e shorts.
Lembre-se também que seu filho (a) provavelmente vai ganhar várias roupinhas de presente. Por isso, não finalize as compras com muita antecedência.

Estoque das peças

Esse é um ponto fundamental para saber como fazer enxoval do bebê e deve ser levado em consideração já na hora da compra dos móveis do quarto. Afinal, a organização das roupinhas vai facilitar muito o seu trabalho quando for trocar e vestir seu pequeno (a). Procure categorizar as peças, separando-as por tipo. Além disso, arrume-as também de acordo com os tamanhos.

Peças pequenas

Esse é um detalhe que poucas mães pensam antes da chegada do bebê. Conforme a criança for crescendo, muitas roupas não servirão mais e elas precisam ter um local para serem armazenadas até que você consiga doá-las. Por isso, uma boa ideia é investir em caixas multiuso.

Mala da maternidade

Não poderíamos ensinar como fazer enxoval do bebê, sem falar da mala da maternidade. É importante que ela seja preparada com antecedência, para que nada seja esquecido. No geral, você deve incluir, é claro, as peças de saída da maternidade e alguns outros kits. Nesse momento, também é interessante deixar os conjuntos montados. Você pode, inclusive etiquetá-los com a ordem que você prefere que as roupas sejam usadas.

Cama e banho

Além de pensar nas roupinhas, nos móveis e produtos de higiene, você também precisará comprar vários itens de cama e banho para o seu bebê. No geral, serão necessários 4 jogos de lençol para berço, 2 lençóis para berço avulsos e com elástico, 1 cobertor para berço, 2 cobertas para enrolar o bebê, 2 jogos de lençol para carrinho, 2 protetores de colchão, 3 toalhas de banho com capuz, 4 fraldinhas G para banho e 4 fraldas M para ombro.