Quando a viagem para gestantes não é permitida?
Gestantes que tem um histórico de colo curto, partos prematuros ou aumento de atividade uterina devem evitar viagens. Além disso, se houver qualquer dor ou sangramento, o passeio também deve ser cancelado.
Autorização
Mulheres que já estão nas 36 semanas de gestação precisam de uma declaração do obstetra permitindo qualquer viagem de avião. E se a gravidez for de gêmeos, essa autorização já é necessária a partir das 32 semanas. Já, após as 38 semanas, a paciente só poderá embarcar se estiver acompanhada do seu médico.
No caso de viagens de navio, o documento também é necessário e a gestante só poderá realizar o passeio até 28 semanas de gestação, sendo que algumas empresas mais rigorosas só permitem o embarque até as 21 semanas.
Destinos que devem ser evitados
Lugares que estão com surtos de doenças como zika vírus e dengue não devem ser visitados por mulheres grávidas. Também não são aconselháveis viagens a destinos exóticos, que podem ter uma higiene precária, por exemplo. E, é claro, locais muito quentes podem causar desconforto para a maioria das gestantes. Afinal, muitas delas sofrem com o calor durante a gravidez.
Antes do vôo
Dentre as principais dicas para as gestantes que pretendem realizar uma viagem, a mais importante é conversar com o obstetra. Somente dessa forma ele poderá aconselhar a paciente e preveni-la contra qualquer doença comum no destino. Além disso, procure realizar um seguro viagem e saiba quais são os hospitais e médicos mais próximos do local onde você estará hospedada.
Lembre-se também de planejar tudo com antecedência, para que não haja estresse e evite consumir alimentos que podem causar gases, evitando qualquer tipo de desconforto durante o percurso.
Durante a viagem
Seja o transporte um carro, ônibus ou avião, é fundamental usar o cinto durante todo o trajeto, evitando qualquer tipo de choque inesperado na barriga. Além disso, escolha roupas leves e sapatos confortáveis para vestir durante a viagem. Algumas dicas para as gestantes não ficarem com os pés muito inchados, são: usar meia elástica, fazer movimentos circulares com os pés enquanto estiverem sentadas e se levantarem a cada três horas no máximo para caminhar um pouco. Também é importante manter o corpo hidratado, bebendo água a cada duas horas.