BLOG

Principais dúvidas sobre amamentação

A gravidez é uma das fases mais importantes na vida de uma mulher. Mas, mesmo depois de dar à luz, sua conexão com o bebê se mantém e até aumenta durante o aleitamento. Apesar de ser uma prática bastante comum, é normal que as mães de primeira viagem tenham muitas perguntas sobre o assunto. Pensando nisso, respondemos a seguir as principais dúvidas sobre amamentação.

Qual é a melhor dieta para esse período?

Uma das principais dúvidas sobre amamentação diz respeito à alimentação da mãe. Com relação à dieta mais recomendada, a verdade é que não há muitas regras. No geral, a principal orientação dos médicos é manter uma alimentação saudável, dando atenção especial aos líquidos, principalmente à água. Afinal, nesse período é comum que a mãe sinta bastante sede. Além disso, também procure se alimentar com uma boa variedade de de nutrientes. Pois, o bebê acaba sugando eles do corpo da mãe, sendo fundamental para ela restabelecer os níveis necessários.

Há restrições alimentares?

No geral, não existem grandes restrições. Porém, é recomendado evitar o álcool, pois ele pode prejudicar a absorção de nutrientes da mãe, além de ser passado para o bebê através do leite. Fora as bebidas alcoólicas, é necessário prestar atenção em possíveis reações alérgicas que a criança possa ter. Os alimentos que mais podem afetá-la são: castanhas, carne de porco, frutos do mar e leite de vaca.

Posso fazer dieta?

Fazer regime durante a amamentação não é uma boa ideia. Segundo pesquisas, o corpo feminino precisa de, em média, 20% a mais de calorias durante essa fase. Portanto, lembre-se de que o gasto calórico já é bastante alto. Porém, se mesmo assim você não está percebendo diferença na balança, procure começar atividades físicas leves, como uma  caminhada. Após três meses, você pode voltar com os exercícios mais intensos normalmente.

Posso tomar remédios?

Muitos remédios são liberados durante a amamentação, porém a automedicação não é recomendada. Portanto, para ter certeza, o ideal é sempre consultar o seu médico.

É possível engravidar durante esse período?

Uma das principais dúvidas sobre amamentação é se é possível engravidar nessa fase e a resposta é positiva. Por essa razão, os médicos recomendam o uso de algum método contraceptivo 30 ou 40 dias após o nascimento, caso uma nova gestação não esteja nos planos. Porém, é preciso ter atenção, pois pílulas com estrógeno não são recomendadas. Esse hormônio poderia chegar até o bebê por meio da amamentação, causando um desequilíbrio hormonal na criança.

Por quanto tempo devo amamentar o bebê?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é manter uma amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses. Depois desse período, até os 2 anos de idade, a alimentação do bebê pode variar entre o leite materno e uma dieta complementar. Dessa forma, com a inclusão de novos alimentos, o desmame acontece de forma natural.