Densitometria óssea
Ele é feito para verificar a perda precoce perda de massa óssea e combatendo a osteoporose. Assim como a maioria das avaliações da nossa lista de exames que as mulheres devem fazer no check-up, ele é realizado por meio do diagnóstico por imagem, sendo rápido e indolor.
A recomendação é que ele seja realizado por mulheres a partir dos 50 anos, idade em que possíveis fraturas se tornam mais preocupantes.
Nesse exame, quanto maior a idade, mais importante ele se torna em sua avaliação anual.
Colesterol e Triglicerídeos
Em apenas um simples exame de sangue é possível identificar os níveis do colesterol e triglicerídios, que quando altos, podem contribuir para a ocorrência de infartos.
Os triglicerídeos são responsáveis pelo acúmulo de gordura para gerar energia para o corpo humano, mas quando estão em excesso podem colaborar para o surgimento de doenças cardíacas. Já o colesterol é outro dos principais responsáveis por complicações coronárias, e deve ser sempre mantido sob controle.
Este exame deve fazer parte do check-up das mulheres desde os 40 anos e precisa ser feito anualmente, para um melhor controle.
Glicemia
Todos sabem dos riscos quando há o acúmulo de açúcar no sangue, por isso este exame de sangue é tão importante para a saúde. Ele identifica portadoras de diabetes, uma doença crônica que é mais facilmente tratada quando identificada o mais cedo possível.
O exame de glicemia deve ser feito a partir dos 45 anos, mas pode ser realizado antes quando houver histórico dessa doença na família, pessoas com colesterol e triglicerídeos altos, obesidade, sedentárias e pessoas que fazem parte de grupos de risco.
Papanicolau
Exame de rotina anual da mulher. Este exame é feito para identificar a presença de HPV, responsável pela imensa maioria dos casos de câncer de colo de útero. Além disso, por meio deste exame é possível identificar determinadas infecções sexualmente transmissíveis.
Ele é indicado para mulheres a partir dos 25 anos que já tiveram alguma atividade sexual.
Eletrocardiograma, teste ergométrico e ecodopplercardiograma
Cuidar do coração não é exclusividade das pessoas apaixonadas, mas sim de todas as mulheres a partir de 40 anos de idade.
O eletrocardiograma avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso, já o teste ergométrico verifica o coração do paciente enquanto ele corre na esteira e o ecodopplercardiograma utiliza ondas sonoras de alta frequência para obter imagens (estáticas e em movimento) do coração.