SUA GESTAÇÃO

O uso da chupeta

Muitas mães têm dúvida na hora de decidir oferecer ou não chupeta para os filhos. O que é melhor: deixar o bebê mais tranqüilo ou garantir a saúde dele? Na maioria das vezes, a chupeta serve para deixar as mães tranquilas, e não exatamente os bebês.

Mas em nem todos os casos o uso da chupeta é desaconselhado. Para bebês que nascem com menos de 37 semanas, por exemplo, com problemas de hipotonia ou que apresentem dificuldade para sugar o seio da mãe, o uso de chupeta ortodôntica é recomendado – sob o monitoramento de especialista.

No entanto, bebês de 37 a 40 semanas que não apresentem dificuldades na amamentação devem evitar o uso da chupeta, principalmente nos primeiros dias de vida, porque o utensílio pode gerar dificuldades para a amamentação.

O uso da chupeta

Caso você decida que seu bebê vai usar chupeta, compre sempre as ortodônticas, de modo a evitar alterações da arcada dentária e posteriores dificuldades na fala. A sucção do dedo é ainda menos recomendada, por ser ainda mais prejudicial que a chupeta.